Educadora Fafit 88,7 Mhz

Itararé

  • Temperatura Mínima 20
  • Temperatura Máxima 27

No Ar!

Quarentena

Ouça ao Vivo

Semana de História da Fafit recordou “Os 100 Anos da Revolução Russa” em ciclo de palestras abertas ao público

Publicado em 4 set 2017

O curso de História da Fafit realizou a VI Semana de História, no campus da faculdade, na semana passada. O ciclo de palestras abertas ao público teve como mote “Os 100 Anos da Revolução Russa”.

Na terça-feira, 29 de agosto, a professora Ms. Mariana Bruno Pinto abriu a semana de palestras falando sobre “As histórias que contamos: o cotidiano e a sociedade brasileira na canção popular”. Com uma bagagem cultural invejável, a professora mostrou como a poesia e a musicalidade das canções populares brasileiras retratam a história de nosso País.

No dia seguinte, 30 de agosto, foi a vez do professor Ms. Higor Ferreira Brigola falar sobre “A geopolítica da Rússia no pós Guerra Fria: do idealismo de Yeltsin ao eurasianismo de Putin”. O palestrante explicou a diferença entre geografia política e geopolítica; falou sobre o idealismo de Yeltsin, logo após o final da Guerra Fria, tentando inserir seu País no mundo capitalista neoliberal; e fechou a palestra abordando a busca de Putin por recolocar a Rússia como uma potência Euroasiática no cenário geopolítico global. Mesmo para quem acompanhou de perto através de jornais a história recente, a palestra trouxe análises e provocou reflexões que valeram a noite.

Encerrando o ciclo de palestras da VI Semana de História Fafit, o professor Ms. Marcus Vinícius do Nascimento falou hoje sobre “O Cinema Revolucionário Soviético”. A apresentação estabeleceu uma interação entre cinema e história a partir do estudo do cinema soviético e analisando o filme “O Encouraçado Potemkin”, do cineasta russo Sergueï Mikhailovich Eisenstein.

A coordenadora do curso de História da Fafit, professora Cristina Ghizzi e os palestrantes da Semana de História: Ms. Mariana Bruno Pinto; Ms. Higor Ferreira Brigola; e Ms. Marcus Vinícius do Nascimento

Postado em: Notícia


Fundação FAFIT de Rádio e TV Educativa

R. Krikor Derderian, 208
Itararé / SP - CEP: 18460-000
Fone: (15) 3531-1930

Programação

Podcast

  • Os mais acessados
  • Os mais comentados
  • Próximos Podcasts

Institucional

  • Contato
  • Equipe
  • A Emissora

Redes Socias