Educadora Fafit 88,7 Mhz

Itararé

  • Temperatura Mínima 20
  • Temperatura Máxima 27

No Ar!

Quarentena

Ouça ao Vivo

Colégio Fafit Objetivo, Fafit e Apae discutem a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas redes regulares de ensino

Publicado em 1 set 2017

O Colégio Fafit Objetivo, em parceria com a Fafit e a Apae, realizou uma mesa redonda sobre “O Trabalho da Apae e a Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais nas Redes Regulares de Ensino”, na última quinta-feira, 31 de agosto, no auditório da faculdade.

O mesa redonda teve como objetivo de debater o papel da Apae na comunidade e na educação de seus alunos e a forma como as redes regulares de ensino públicas e particulares estão preparadas para acolher estudantes com necessidades educativas especiais.

Compuseram a mesa redonda Vace Struminski, presidente da Apae; Cyntia Muller, diretora da Apae; Giovana Gusmão, diretora do Colégio Fafit Objetivo e coordenadora do curso de Pedagogia da Fafit; Maycon Silva, professor da Apae; Sued Alves, professor da Fafit; Adriana Santos, do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Itararé; Mara Souza Doy, coordenadora da Apae; Conceição Aparecida Meyer, mãe de aluna da Apae; e Luzia Domingues, professora do Colégio Fafit Objetivo.

A equipe da Apae falou sobre as dificuldades que têm encontrado com a redução de auxílio do governo e aumento do número de alunos e do quanto sofrem ao encaminharem seus alunos para escolas que visivelmente não estão preparadas para os incluir verdadeiramente ao sistema de ensino.

A diretora e a professora do Colégio Fafit Objetivo relataram as experiências que vivenciam com seus alunos especiais e como têm obtido sucesso na inclusão pedagógica dos estudantes. “Acreditamos que a inclusão de alunos só acontece realmente quando deixa de ser apenas uma inclusão social e se torna uma inclusão pedagógica. Nossos alunos têm de aprender tanto quanto seus companheiros de classe. Nossos professores abraçam a causa da inclusão e vamos aprendendo juntos, estudando cada caso junto com as famílias”, relatou Giovana Gusmão.

Adriana Santos, do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Itararé, contou sua experiência na rede municipal de Educação.

E o relato mais emocionante da noite foi o de Conceição Aparecida Meyer, sobre como a Apae faz diferença na vida de sua família, visto que sua filha tem necessidades educativas extremamente especiais. “Não acredito que hoje nenhuma escola esteja apta a receber minha filha. Não da forma como a inclusão foi feita pelo governo. Esta mesa redonda pode ser uma semente para o futuro, mas as Apaes são necessárias! Temos que trabalhar para que elas não acabem”, afirmou, sendo aplaudida de pé por todas as mães de alunos da Apae presentes.

Para o público que participou do evento – estudantes e professores dos cursos de licenciaturas da Fafit, profissionais da Apae e do Colégio Fafit Objetivo, mães de alunos da Apae e o presidente da Câmara de Vereadores de Itararé, Sergio Stadler – ficou claro que a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas redes regulares de ensino tem muito a melhorar, desde a capacitação dos profissionais ao real acolhimento do aluno, com amor e respeito, e que há casos em que os alunos não têm condições de serem integrados à educação convencional. Por isso a necessidade de socorro à Apae.

Finalizando o evento, a diretora Giovana Gusmão anunciou oficialmente a parceria firmada entre o Colégio Fafit Objetivo e a Apae de Itararé. “A Apae precisa de ajuda para se manter e nós podemos aprender muito juntos”, disse, antecipando que as duas instituições já estão programando eventos em conjunto. A Apae Band, formada por professores e alunos da associação, fechou o evento com um delicioso show de música e dança.

Membros da mesa redonda sobre “O Trabalho da Apae e a Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais nas Redes Regulares de Ensino”

Parte da equipe de profissionais da Apae, todas pós-graduadas para garantir excelência na educação e atendimento de seus alunos

Parte da equipe de professoras da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Colégio Fafit Objetivo, responsáveis pela inclusão de alunos com necessidades educativas especiais

Apresentação de música e dança da Apae Band

Marcus Vinícius Gonçalves, diretor acadêmico da Fafit, durante abertura da mesa redonda

Professor Ângelo Muzzel, da Fafit e do Colégio Fafit Objetivo, mestre de cerimônias do evento

O presidente da Cầmara Municipal de Itararé, Sérgio Stadler, representando o poder legislativo da cidade

Postado em: Notícia


Fundação FAFIT de Rádio e TV Educativa

R. Krikor Derderian, 208
Itararé / SP - CEP: 18460-000
Fone: (15) 3531-1930

Programação

Podcast

  • Os mais acessados
  • Os mais comentados
  • Próximos Podcasts

Institucional

  • Contato
  • Equipe
  • A Emissora

Redes Socias